No Brasil, o uso de estruturas de aço na construção civil está ganhando cada vez mais popularidade. O sistema de construção com light steel frame (LSF), também conhecido como estrutura de aço leve, consiste em utilizar perfis de aço galvanizado para compor a estrutura da edificação.
Esse sistema construtivo apresenta algumas vantagens, como maior rapidez na execução da obra, menor desperdício de materiais, facilidade de transporte e montagem, além de proporcionar um bom desempenho térmico e acústico. Além disso, as estruturas em steel frame são mais leves em comparação com as estruturas de concreto, o que reduz o custo da fundação e permite construções em locais com restrições de carga.
O steel frame tem ganhando muito espaço no Brasil, a partir da Copa do mundo de 2014 e olimpíadas do RJ em 2016, onde foram necessários muito investimento e tempo hábil para criar a infraestrutura necessária para a realização desses eventos, posteriormente, pós-Covid 19, foi alavancado novamente, porém agora no segmento residencial, onde as pessoas buscavam mais conforto e rapidez nas próprias moradias.
Contudo, notou-se então, uma grande escassez em mão de obra especializada para a construção das edificações e algumas empresas, passaram então, a oferecer serviços de formação e capacitação de mão de obra especializada, visando dar sequência a esse grande mercado que se forma no país.
Vale também ressaltar que números atualizados apontam que esse setor representa apenas algo em torno de 5% do mercado da construção civil nacional, enquanto em países desenvolvidos, como os Estados Unidos e boa parte dos países da Europa esse número beira os 85% de toda construção existente no pais.
O uso do steel frame no Brasil está regulamentado por diversas normas técnicas, em especial a NBR 15.575, que estabelece requisitos mínimos de desempenho para os sistemas construtivos.
Em resumo, o sistema de construção em LSF tem ganhado espaço no Brasil devido às suas vantagens competitivas e flexibilidade frente a construção convencional, e carece agora apenas ganhar a confiança do consumidor, já acostumado a morar em casas de alvenaria.
« Voltar